(31) 99726-6129 – ZAP

REFORMADA

Pilares da Igreja Reformada

As cinco solas são os pilares da Reforma Protestante. É difícil saber com precisão quando surgiu a expressão “5 solas”, provavelmente isso tenha ocorrido no período da formulação dos catecismos e confissões da fé protestante.

As “5 solas” expressam uma síntese de toda a teologia reformada, ou seja: A centralidade nas Escrituras (Sola Escriptura) e a justificação pela fé (Sola GratiaSolus ChristusSola FideSoli Deo Gloria); e o sacerdócio de todos os crentes.

Sola Escriptura indica que somente as Escrituras Sagradas detém autoridade, suficiência, é infalível e inerrante, portanto é a única regra de fé e pratica dos cristãos (2 Tm 3:16, 2 Pe 3:15, Mt 24:35).

Solus Christus indica que somente Cristo Jesus é o mediador entre Deus e os homens, não há nenhum outro caminho além de Cristo no qual o homem possa alcançar o perdão dos pecados para se reconciliar com Deus (Jo 14:6, At 4:12).

Sola Gratia indica que a salvação é somente pela graça de Deus, não há nada que o homem possa fazer para alcança-la, ela é um dom gratuito de Deus (Rm 3:23-24, Tt 2:11-12, 2 Tm 1:9).

Sola Fide indica que somente a fé em Cristo pode declarar o homem justo diante de Deus e esta fé é dom de Deus, não provém do homem (Rm 1:17. 3:22, Ef 2:8-9).

Desta forma o Soli Deo Glória é o resultado do entendimento das 4 solas anteriores, pois se somente a Palavra de Deus é a única regra de fé e pratica e que a salvação é realizada por Deus através da fé em Cristo Jesus que é concedida pela Graça, então toda a glória pertence somente a Deus.