IGREJA APASCENTAR DE DEUS - Pedro Leopoldo/MG

O CRISTO MANIFESTADO

O CRISTO MANIFESTADO

 

Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele.   João 14:21 (KJA)

 

No capítulo 14 do evangelho de João notamos Jesus falando com seus discípulos como Ele iria voltar, de que forma que Ele iria voltar o que seria preparado para eles, e ainda tirando dúvidas que servem até hoje.  Jesus fez revelações impressionantes neste capítulo, mostrou mais do que tinha mostrado em outros tempos. Jesus estava prometendo voltar e mostrando os discípulos sobre A Promessa do Espírito Santo a qual Jesus disse que era Outro Consolador que viria sobre eles e até mesmo sobre nós nos dias atuais. Foi nesse capítulo que Jesus disse que Ele é a Verdade o Caminho e a Vida (Vs 6), ensinou que Ele e Nele estava o Pai (Vs 9-11) e ainda nos ensinou a pedir alguma coisa no Seu Nome (Vs 13).

 

-Quão grande e rico é esse capítulo 14 de João, onde podemos mergulhar e sentir cada vez mais as revelações de Jesus Cristo por meio das Sagradas Escrituras.

E sobre isso que em poucas palavras iremos abordar:

 

A revelação de Jesus, o Cristo revelado.

 

O versículo 21 no seu término mostra Cristo dizendo que iria se revelar, em outras traduções, se manifestar, “mostrarei”.

Mas como seria essa manifestação, revelação de Cristo para nós nos dias atuais? O que é essa revelação?

Para isso vamos dividir esse versículo em sistema para que possamos crescer na graça e no conhecimento (2 Pedro 3:18).

 

  1. Aquele que tem os meus mandamentos;

Jesus coloca os mandamentos Dele aqui no singular, “AQUELE”, o homem a mulher a pessoa o individuo que tem os mandamentos, é muito importante olharmos aqui para o original escrito em grego (ἐντολή / entolē) com o significado de (liminar, ou seja, uma prescrição autoritária: preceito).

Jesus esta falando: aquele que tem os meus preceitos, a minha regra de conduta, os meus ensinamentos, e todos aqueles que cressem no Seu Nome na Sua palavra.

Querido (a) leitor (a) não se iluda por ter bíblias, dicionários, uma biblioteca teológica em casa se você não tiver os preceitos de Cristo, e não é só ter em ponta de língua, pois o diabo também a tem mais do que muitos cristãos, mas ter esses ensinamentos de Jesus no coração para guarda-los.

 

  1. e obedece a eles, esse é o que me ama;

 

Aqui está uma condição para muitos uma tarefa bastante difícil e até mesmo impossível de fazer, obedecer aos mandamentos, os preceitos.

Quero muito que você saiba que nesse versículo Jesus faz uma abordagem muito funda, pois Ele vai gradativamente aumentando os Seus dizeres e a profundidade em que cada pessoa pode ter com Ele. Acima o notamos (Jesus) dizendo aos que tem os preceitos e agora já esta aumentando dizendo E OBEDECE A ELES, e pratica-os, viver por Cristo dentro de Seus ensinamentos tão preciosos para qualquer um. Hoje notamos uma falta grande de obediência a Pessoa de Jesus Cristo, aos Seus mandamentos, um sinal disso é que essas pessoas nunca trocaram de fardo com Jesus, pois O mesmo disse que Seu fardo era leve (Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11:30) e seu jugo é suave, por isso e por outros motivos muitos ainda não obedecem aos mandamentos e se não obedece digo e afirmo: não ama a Jesus. Pois se invertermos a afirmação de Jesus obtivemos o mesmo pensamento amigo leitor.

Se eu obedeço eu amo, se eu não obedeço não amo.

Outra coisa que isso mostra uns dos grandes motivos de esfriamentos, pois Ele disse: (E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Mateus 24:12) e quais os motivos as pessoas se entregam ás iniquidades? A falta de ponderação bíblica e obediência.  Em falar em iniquidades eu incentivo você leitor (a) a ler (Isaías 64:6-7). Quero finalizar dizendo que se você vai à igreja e diz que ama a Deus e não obedece aos mandamentos do Filho, você estará honrando somente com os lábios (Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim Marcos 7:6). Mostre o seu amor a Jesus obedecendo-O.

 

  1. e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei

Repare que até agora Jesus esta tratando de forma singular, Ele não faz acepção de pessoas (Romanos 2:11), mas hoje as pessoas estão limitando o amor de Deus na vida delas sem constrangimento algum.

Deus o Pai vai amar e ama as pessoas que amam a Ele, que o desejam como Pai e é dessa forma que esse amor é representado aqui, um amor de Pai com um filho que se alegra, que conta suas experiências, que obedece a seu pai em amor fraternal e juntamente ligado nesse amor a Pessoa de Jesus nos amando, nos envolvendo em Seus braços de amor, de misericórdia e humildade. Amor como Mediador, Irmão, Criador, Redentor, o amor de Cristo em nós e por nós. Mas para tudo isso acontecer tem que ama ló primeiro. Lembrando, no começo Jesus está tratando com pessoas crentes, porque quando éramos ímpios o amor de Deus se revelou em Cristo a nós primeiro, mas agora precisamos demonstrar o nosso amor a Ele.  Por isso que no começo abordei a forma gradativa em que Cristo nos coloca diante Dele e de Deus, sempre esperando uma resposta nossa nessas áreas,  “aquele que me amar, aquele que tem, aquele que obedecer”, e notamos acima de tudo que podemos agora mesmo abraçar essa promessa de Jesus de “nos envolver” no Seu lindo e perfeito amor.

 

 

  1. e me revelarei a ele

A última promessa desse riquíssimo versículo a promessa de Cristo de se revelar se manifestar.

Alguns entendem que isso Jesus estava falando da manifestação aos seus discípulos logo após a sua ressurreição. Mas como foi prometido a “aqueles que O amam e guardam os Seus mandamentos” tem que ser interpretado e entendido da parte de Deus de outra forma.

Há uma manifestação de Cristo espiritual e do Seu amor feita aos crentes, quando Ele expõe e esclarece seus entendimentos para que conheçam, ame-O o Seu amor e suas dimensões:

(a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! Efésios 3:18-21)

Ele Cristo vivifica suas graças e os leva a prática, e amplia suas consolações em Si mesmo, quando esclarece as evidências do fato deles estarem Nele e porque o nosso amor é manifestado Nele, e lhes dá sinal do Seu imenso amor, quando o individuo deseja o Seu reino a Sua glória, quando há a obediência, então Ele é manifestado a eles, e a nós.

Dessa forma que Cristo é manifestado/revelado em nossos corações, de forma que primeiramente precisamos ter Seus mandamentos e depois os pratica-los/obedecer, fazendo assim amamos a Deus e a Jesus que vai nos amar e se revelar a todos aqueles que se decidirem por Ele.

Meus irmãos saibam de uma coisa, só conhece o amor de Cristo quem esta Nele, o cumprimento à largura e a profundidade desse amor, que ultrapassa o nosso pequenino entendimento, mas qual a finalidade disso tudo? Para sermos tomado/cheios de toda, vou escrever novamente, TODA A PLENITUDE DE DEUS.

No versículo 22 Judas (não o Iscariotes) percebeu e se espantou com a futura e presente revelação perfeita de Jesus.

Que eu e você possamos desejar amar mais a Deus e a Jesus não esquecendo o que está por trás desse capitulo que é o Outro Consolador o Espírito Santo, e sermos cheio da plenitude de Deus, sentirmos o ápice dessa revelação/manifestação de Jesus em todos que o amam, que o obedece e guarda a Sua Palavra.

 

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

 

Autor: Pr Bruno Torquatto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *