IGREJA APASCENTAR DE DEUS - Pedro Leopoldo/MG

PERDÃO, O REMÉDIO DA ALMA!

Perdão

Amado irmão, é certo que para qualquer pessoa viver e sobreviver neste mundo tão difícil, nesse mundo tão complicado, nós precisamos muito de Deus.

O que desejo compartilhar neste artigo, é trazer uma mensagem que é de extrema importância para cada um de nós, queremos aprender e compartilhar  um pouco sobre o perdão; uma palavra tão simples de se pronunciar, bonita de se ouvir,mas, tão difícil de ser praticada, tão difícil de ser aplicada em nossas vidas.

O perdão abrange duas linhas: O perdoar e o pedir o perdão!

Em ambos os casos existe uma extrema dificuldade de viver isso, porque perdoar é esquecer a dor da ofensa eu disse esquecer a dor,ma, a ofensa não se esquece, porém, ela não tem mais poder de causar dano à nossa vida; e pedir o perdão é de certa forma se humilhar, reconhecendo que errou.

Eu defino o perdão como  o remédios da alma.

Uma pessoa amargurada, rancorosa, não vive, definha dia após dia, não encontra paz de espírito e não é feliz na vida!

A sua felicidade é externa, sempre precisa de alguma coisa para suprir a carência de paz e de alegria, o que alguns chamam de paz de espírito, essas dependem das circunstâncias do momento para se iludirem com uma falsa alegria, precisam de uma festa, de uma bebida e isso quando não se isolam e fingem viver alegres,assim é uma pessoa amargurada, que foi ofendida de alguma forma por alguém ou teve a sua confiança traída e não aprendeu o poder do PERDÃO,preferem o ódio, a raiva, do que perdoar. O mesmo vale para aquela que não foi ofendida, mas, ofendeu,errou com alguém, sabe que errou, mas é incapaz de pedir perdão porque é orgulhosa

Os que vivem em procedimentos e em comportamentos como estes não são felizes e não conhecem a DEUS, e quando manifestam alguma felicidade, é momentânea, é aquela felicidade que vem quando todos estão à sua volta e a influenciam a sorrir, a se  alegrar por um momento, não percebendo que enquanto não se arrependerem para pedir o perdão a alguém ou perdoar quem lhe ofendeu, seja em palavras ou ações, apenas a sua alma morre gradativamente, veja o que disse Davi:

Salmos 32:3”Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.”

Vejamos o que diz a palavra do Senhor sobre perdoar:

Lucas 17:3-4

“3  Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.

4  Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.”

Aqui está estabelecido uma regra para o perdão, quantas vezes devo perdoar o irmão? O meu próximo? todas as vezes que este vier até você e pedir o seu perdão! até setenta vezes sete no dia e que pessoa é capaz de pecar contra alguém quatrocentos e noventa vezes por dia?

O que Deus requer da pessoa ofendida, da pessoa magoada, é que ambas perdoe ou reconheça que errou, isso é incondicional,é perdoar, porque Deus disse que se nós não perdoarmos os outros as ofensas que nos fazem, Ele também não nos perdoará as ofensas que lhe fazemos.

Mateus 6:14-15

“14  Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará;

15  se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”

Gálatas 6:7 

“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”

Quando você precisar do perdão de Deus, Ele estará ao seu lado para lhe perdoar os pecados, porém, se você, meu amado irmão, ainda está sendo incapaz de perdoar, o que irá colher é o mesmo que tens plantado para o seu próximo, plantou perdão, então colherás perdão, plantou rancor, colherás indignação de Deus.

Salmos 7:11 

Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias.”

Perdoar quem te magoou, quem te ofendeu, quem intentou o mal contra você, quem queria ou quer te prejudicar, este perdão, Deus somente espera de quem é filho e por ser filho de Deus fará a Sua vontade.

Muitas vezes não queremos entender ou compreender quando os outros erram conosco, mas, queremos que eles nos entendam, nos compreendam, quando erramos com eles, queremos que nos perdoem, mas, não queremos perdoar.

Deus requer que o perdão e o arrependimento estejam em nossos corações, Ele deseja que tenhamos compaixão, compaixão é se colocar no lugar do próximo e quem é o seu próximo, neste caso, senão aquele a quem precisas perdoar ou pedir o perdão.

Sabe porque Deus deseja que você se arrependa e perdoe? É porque é a única condição para que Ele possa te perdoar por tantas vezes pecar, por tantas vezes não ter sido fiel a Ele. O Senhor disse ao nos ensinar a oração do “Pai Nosso”:

Mateus 6:12 

“…e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;…”

Será que realmente queremos que Deus nos perdoe da mesma maneira que temos perdoado? Responda isso pra você.

Entenda, Deus não vai perdoar alguém que não perdoa, não vai perdoar alguém que carrega mágoa no coração.

Amado irmão, veja se você é feliz por ter rancor, mágoa, raiva, ódio ou qualquer outro sentimento pernicioso, eu acredito que não, pois a sua alma está doente e cura para isso é arrependimento e perdão, para que Deus possa perdoar também os seus pecados veja o que acontece se Deus não perdoar:

Isaías 57:16 

Pois não contenderei para sempre, nem me indignarei continuamente; porque, do contrário, o espírito definharia diante de mim, e o fôlego da vida, que eu criei.

Quantos neste momento carregam magoas dentro de si mesmos, mágoas do pai, mãe, irmão, amigos, preferem viver a infelicidade simplesmente por orgulho, por não aceitar o erro dos outros; sabia que seu pai;ou mãe; ou irmão; ou amigo; estão esperando por você? Dê o primeiro passo, siga as orientações de Deus, não diga a você mesmo: Se eles quiserem, que eles me procurem.

Irmão, não é assim que se deve fazer, quem está doente, é que precisa do remédio, o Senhor nos diz:

Mateus 7:12 

“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”

Reconstrua seus relacionamentos, avive dentro de você e de outros o prazer de viver uma vida de Paz, que proveito tem passar por alguém na rua e lhe virar o rosto, estar no mesmo lugar e não lhe dirigir a palavra, nem mesmo um bom dia, só perde a vida quem decide seguir este caminho doente.

A CULPA COM DEUS

Talvez você que está lendo essa mensagem, não tem problema com ninguém, não tem mágoa, nem rancor por nenhuma pessoa, mesmo assim sua alma está doente, porque? Acredito que você sabe, não é verdade meu amado leitor, o seu problema não é com as pessoas, o seu problema é com Deus! É alguma coisa que você fez contra Deus, seja blasfêmia, seja desobediência, seja rebeldia, seja incredulidade quanto à sua palavra; e o diabo aproveitou isso para colocar em sua mente que Deus não irá mais perdoar você, que você é indigno do Seu perdão;

Acredite, isso não é verdade! salvo por duas exceções que a palavra nos mostra não haver mais perdão e são as seguintes:

Lucas 12:10  

“Todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, para o que blasfemar contra o Espírito Santo, não haverá perdão.”

Hebreus 6:4-6 

“4  É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,

5  e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro,

6  e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia.”

 Não sendo nenhuma dessas situações, Deus estará sempre pronto a te acolher com perdão, desde que você tenha feito o mesmo com aqueles que te ofenderam, te magoaram ou prejudicaram.

Eu não sei o que você fez no passado, nem mesmo hoje, e talvez ninguém saiba a não ser você, o que eu sei é Deus tem uma vontade enorme de lhe perdoar meu irmão pelos erros de outrora, desde que haja arrependimento e liberação de perdão em seu coração; então perdoe, perdoe sempre, para que Deus também possa perdoar os seus pecados.

1 João 1:9 

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

  Deixo essa palavra pedindo a Deus que te ajude a reconhecer os seus erros, e ao mesmo tempo compreender que os outros são tão imperfeitos quanto você, seus pais, seus irmãos, seus amigos, seus irmãos na igreja, seu pastor.

Todos pecamos, e por isso carecemos das misericórdias de Deus, viva feliz, arranque essa dor de seu coração, perdoando e se arrependendo também de seus próprios pecados.

Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas.

Pastor Warley Ribeiro

IGREJA APASCENTAR DE DEUS

One thought on “PERDÃO, O REMÉDIO DA ALMA!

  1. Jane Reis disse:

    Muito bom o seu artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *